Lenovo é pioneira no uso de inteligência artificial em tradução de libras e apresenta o projeto em São Paulo
Lenovo é pioneira no uso de inteligência artificial em tradução de libras e apresenta o projeto em São Paulo
De acordo com a matéria de Darlan Helter do G1, a Lenovo revelou o primeiro tradutor de Libras do mundo desenvolvido com inteligência artificial. Apresentado durante o Web Summit Rio 2024, o projeto é fruto de uma colaboração entre a Lenovo e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), visando transformar gestos em texto e áudio.
"O sistema, que conta com o uso de inteligência artificial (IA) para reconhecer o que está sendo comunicado na linguagem de sinais, foi desenvolvido pela Lenovo em parceria com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), um núcleo de pesquisa e inovação."
Segundo Hildebrando Lima, diretor executivo da Lenovo, o investimento no projeto foi de US$ 4 milhões, e a tecnologia já está patenteada no país. Lauro Elias Neto, diretor executivo da Cesar, destaca que o desenvolvimento do projeto levou cinco anos, enfrentando o desafio de reunir dados para alimentar a inteligência artificial.
Novidade foi apresentada para todos os presentes no evento em São Paulo (Foto: Victor Pacheco/Showmetech)
"A inteligência artificial é a responsável por capturar os movimentos das mãos e dedos e transformá-los em mensagens de texto e áudio em português. Tudo é feito em tempo real."
A demonstração do tradutor durante o Web Summit foi realizada utilizando um notebook, porém, o objetivo é integrá-lo em diversas outras soluções, como totens de atendimento ao público e aplicativos para celulares. Inicialmente, o tradutor estará disponível nos canais de suporte de atendimento ao cliente da Lenovo.
O conteúdo original da matéria pode ser acessado em https://g1.globo.com/tecnologia/web-summit/noticia/2024/04/17/lenovo-apresenta-primeiro-tradutor-de-libras-do-mundo-desenvolvido-com-inteligencia-artificial.ghtml